Topo

Pesquisa indica vitória contundente de Trump na Flórida e empate em Ohio

Jim Young/Reuters
Imagem: Jim Young/Reuters

Em Miami

14/03/2016 12h02

O candidato Donald Trump tem o dobro das intenções de voto de Marco Rubio na Flórida, e aparece empatado com John Kasich em Ohio, Estados onde amanhã acontecem as primárias que marcarão a corrida pela indicação republicana à presidência dos Estados Unidos, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14).

A pesquisa da Universidade de Quinnipiac, realizada entre os dias 8 e 13 de março, revelou que Trump tem na Flórida 46% das intenções de voto, e o senador de origem cubana pelo Estado, 22%.

O empresário manteve a vantagem da última pesquisa, em que tinha 45% e Rubio 22%.

Os outros dois adversários na corrida pela candidatura do Partido Republicano à Casa Branca, o senador pelo Texas Ted Cruz e o governador de Ohio, John Kasich, teriam 14% e 10%, respectivamente. A Flórida é considerado um Estado-chave porque o ganhador das primárias leva os 99 delegados em jogo para a Convenção do partido.

Em Ohio, onde também o ganhador leva todos os 66 delegados, Trump e Kasich estão empatados com 38%, enquanto Cruz alcançaria 16% e Rubio apenas 3%.

Diante da dificuldade de ganhar em Ohio, a campanha do senador pela Flórida pediu semana passada aos seus simpatizantes que votassem em Kasich em Ohio para assim deter a trajetória de Trump na campanha.

Esta pesquisa evidencia a delicada situação de Rubio, que tem hoje quatro eventos de campanha em seu Estado natal, numa tentativa de virar o jogo nas últimas horas antes da primária.

"O senador Marco Rubio, que apostou seu futuro em uma vitória em seu Estado natal, parece que em breve estará queimado", disse Peter A. Brown, diretor assistente da pesquisa de Quinnipiac em comunicado que acompanha os resultados.

"Há muito poucos exemplos de candidatos que puderam recuperar essa quantidade de terreno em 24 horas", afirmou.

A pesquisa de Quinnipiac na Flórida, que tem margem de erro de 4%, coincide com as publicadas nos últimos dias pela emissora "CBS News" e pela parceria "NBS/Wall Street Journal", que deram a Trump 20 e 21 pontos percentuais de vantagem sobre Rubio.

Na escolha democrata, Hillary Clinton lidera a pesquisa na Flórida com 60% contra 34% do senador por Vermont Bernie Sanders.

Em Ohio, a disputa está mais apertada, e a ex-secretária de Estado tem apenas cinco pontos de vantagem sobre Sanders. O senador reduziu os nove pontos de distância que existiam na pesquisa de 9 de março, que mostrava Hillary com 52% e ele com 43%.

A pesquisa de Quinnipiac em Ohio tem margem de erro de 3,7% no caso republicano e de 4,2% no democrata.

Junto com Flórida e Ohio, os estados de Illinois, Carolina do Norte e Missouri realizarão suas primárias amanhã, quando definirão 358 delegados no lado republicano e 792 no democrata.