Topo

Ali Mohammed Shein ganha eleições em Zanzibar com boicote da oposição

21/03/2016 08h38

Dar-es-Salam, 21 mar (EFE).- O candidato do partido governante em Zanzibar, Ali Mohammed Shein, ganhou as eleições presidenciais realizadas no domingo nesta região semiautônoma da Tanzânia, em uma reunião que contou com o boicote do principal partido opositor, informou nesta segunda-feira a comissão eleitoral.

Shein, que aspirava à reeleição pelo Chama Cha Mapinduzi (CCM) ou Partido da Revolução, conseguiu 91% dos votos.

A votação de ontem foi a repetição do pleito realizado em 25 de outubro nas ilhas, cujos resultados foram suspensos pelas várias irregularidades que ocorreram durante a votação.

O principal partido opositor, a Frente Cívica Unida (FCU), decidiu não participar destes novos pleitos porque seu candidato, Seif Sharif Hamad, se autoproclamou vencedor em outubro antes da divulgação dos resultados oficiais.

Apesar do boicote, o FCU obteve 2% dos votos, enquanto o candidato da opositora Aliança Democrática pela Mudança (ADC), Hamad Rashid Mohammed, obteve 3%.

A jornada eleitoral do domingo transcorreu sem incidentes importantes, apesar dos problemas organizativos registrados antes da votação.

Formada por várias ilhas, Zanzibar é um destino turístico muito popular e goza de um status político especial dentro da Tanzânia. EFE

rm/ff