Topo

Irmãos são identificados como suicidas de atentados em aeroporto na Bélgica

A Interpol divulgou fotos dos irmãos Khalid (à esquerda) e Ibrahim (à direita) El Bakraoui, kamikazes dos ataques terrorista na Bélgica - Interpol/AFP
A Interpol divulgou fotos dos irmãos Khalid (à esquerda) e Ibrahim (à direita) El Bakraoui, kamikazes dos ataques terrorista na Bélgica Imagem: Interpol/AFP

Em Bruxelas

23/03/2016 05h06

Os irmãos que respondem pelo sobrenome El Bakraoui, que tinham passagem pela polícia, mas não por terrorismo, foram identificados como dois dos supostos suicidas do atentado no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, na Bélgica, informou nesta quarta-feira (23) o procurador belga Frederick Van Leeuw.

Khalid e Ibrahim el Bakraoui, ambos nascidos em Bruxelas, tinham passagem na polícia por atos de vandalismo e outros crimes, mas não por terrorismo.

Ainda de acordo com o procurador, Ibrahim foi responsável pela explosão no aeroporto de Zaventem, enquanto Khalid se explodiu na estação de Maelbeek do metrô. 

O segundo kamikaze do aeroporto ainda não foi identificado.

Khalid usou uma identidade falsa para alugar um imóvel na rua du Dries, no bairro de Forest, em Bruxelas, onde aconteceu um tiroteio no dia 15 de março, no qual um dos suspeitos morreu e outros dois fugiram, entre eles supostamente Salah Abdeslam, apontado como um dos mentores dos atentados de Paris. Salah acabou detido na última sexta-feira.

Pelo menos 34 pessoas morreram e outras 200 ficaram feridas hoje nos atentados em Bruxelas.

Durante buscas nesta quarta, policiais encontraram ainda um laptop com documentos ligados ao Estado Islâmico e uma carta de suicídio de Ibrahim.

 Na nota, Ibrahim dizia que a polícia estava buscando por ele e que não queria acabar numa cela de prisão.

"Sempre fugindo, sem saber mais o que fazer, sempre procurado por todos os lados, não estar seguro mais e se se demora mais ele se arrisca a ir parar numa cela", dizia a carta, segundo o procurador.

Na busca foram encontrados ainda 15 kg de explosivos, 150 litros de acetona, 30 litros de água oxigenada, detonadores, uma mala cheia de pregos e materiais usados para embalar explosivos.