Topo

Tropas do Iraque assumem controle de importante rota de suprimentos do EI

26/03/2016 07h50

Bagdá, 26 mar (EFE).- Soldados do Exército do Iraque expulsaram neste sábado o grupo terrorista Estado Islâmico de duas áreas próximas à fronteira com a Síria na região de Sinjar, no norte do país, assumindo o controle de uma importante via de fornecimento de suprimentos usada pelos jihadistas.

De acordo com um comunicado do Comando das Operações Conjuntas do Iraque divulgado hoje, as áreas recuperadas na ofensiva, que teve início ontem, eram a "mais importante via de fornecimento de provisões entre os dois países".

Participaram do ataque soldados de milícias da minoria yazidi e a Força de Proteção de Sinjar, que contou com o apoio de combatentes tribais de Shamr. Depois da operação, que foi planejada durante semanas, a bandeira do Iraque voltou a ser hasteada na região.

Durante os combates, segundo a nota do Comando das Operações Conjuntas, os extremistas sofreram "grandes perdas", tanto humanas como materiais. No entanto, o número de mortos não foi informado.

Ontem, os soldados iraquianos recuperaram o controle da cidade de Kabisa, que fica a 55 quilômetros ao oeste de Ramadi, na província de Al Anbar, e outras áreas na região norte de Ninawa.

Há dois dias, o Exército do Iraque iniciou a Operação Fatah para libertar a província de Ninawa, cuja capital Mossul é o principal bastião do EI no Iraque.