Topo

Papa faz vigília da Divina Misericórdia e homenageia João Paulo 2º

Alessandra Tarantino/AP
Imagem: Alessandra Tarantino/AP

02/04/2016 16h16Atualizada em 02/04/2016 17h05

Cidade do Vaticano, 2 abr (EFE).- O papa Francisco fez uma vigília de oração neste sábado na praça de São Pedro em homenagem aos 11 anos da morte de João Paulo 2º, ao lado de fiéis devotos da "Espiritualidade da Divina Misericórdia".

"Queridos irmãos e irmãs, compartilhamos com alegria e agradecimento este momento de oração que nos introduz no Domingo da Misericórdia, muito desejado por São João Paulo 2º, que há 11 anos nos deixou", afirmou Francisco, perante 20 mil fiéis.

No sermão desta vigília, Francisco falou da misericórdia, à qual está dedicado também o Ano Santo, e explicou: "Deus não se cansa nunca de manifestá-la".

"Quem mais a recebe, mais está chamado a oferecê-la, a comunicá-la. Não pode ficar escondida nem retida só para si mesmo", acrescentou.

Improvisando sobre um discurso preparado, o pontífice ressaltou que "uma fé sem misericórdia é apenas ideologia" e sugeriu às dioceses abrir um centro de ajuda em homenagem ao Ano Santo da Misericórdia.

A vigília, que aconteceu entre cânticos, oração e leituras --incluindo textos do papa polonês--, precedeu a missa de amanhã dedicada à "Espiritualidade da Divina Misericórdia", uma devoção iniciada pela freira polonesa Faustina Kowalska, canonizada por João Paulo 2º, em 2000.