Topo

Por fortes tempestades, Uruguai decreta alerta laranja em 11 departamentos

Moradores observam o que restou de suas casas após passagem de tornado em Dolores, no Uruguai - Nicolas Garcia/AFP
Moradores observam o que restou de suas casas após passagem de tornado em Dolores, no Uruguai Imagem: Nicolas Garcia/AFP

Em Montevidéu

16/04/2016 13h11

O Instituto Nacional de Meteorologia do Uruguai (Inumet) decretou neste sábado (16) alerta laranja por "tempestades fortes e chuvas copiosas" em 11 departamentos do sudoeste, sul e sudeste, assim como alerta amarelo para três regiões do oeste, leste e central do país.

O alerta laranja é válido para as localidades de Soriano, Flores, San José, Colonia, e Río Negro, todas no sudoeste. Além disso, para Flórida, Canelones e Montevidéu, no sul, e Lavalleja, Maldonado e Rocha, no sudoeste.

O Inumet afirmou que podem ocorrer "precipitações copiosas e sequências de ventos fortes" que podem chegar aos 120 km/h nesses departamentos, com muitos raios e possível queda de granizo.

O alerta amarelo foi decretado nos departamentos de Paysandu (oeste), Durazno (centro) e Treinta y Tres (leste), nos quais foram previstos os mesmos fenômenos, mas com intensidade menor.

De acordo com o relatório do Inumet, as chuvas foram causadas pela perturbação atmosférica associada à massa de ar úmida e instável que está provocando as tempestades no país.

O alerta foi decretado desde às 6h locais (mesmo horário em Brasília). O Inumet não anunciou, por enquanto, uma hora limite, mas disse que continuará monitorando a situação.