Topo

Obama classifica de "inspirador" processo de paz da Irlanda do Norte

23/04/2016 10h34

Londres, 23 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou neste sábado o processo de paz da Irlanda do Norte, no qual seu país desempenhou um papel destacado, de "inspirador" para outros países, como a Colômbia.

Em um encontro em tom informal de perguntas e respostas com um grupo de jovens hoje em Londres, Obama se referiu à situação norte-irlandesa e usou como exemplo outros países que tratam de realizar processos similares de paz.

"A história da Irlanda do Norte é uma história de perseverança e vossa experiência foi totalmente diferente da de nossos pais", comentou Obama dirigindo-se aos jovens congregados.

O presidente afirmou que na província britânica "continua havendo enormes problemas, alguns políticos e alguns econômicos", mas destacou que o processo de paz é agora inspirador para outros países, como a Colômbia.

"O que é interessante é o grau no qual o exemplo do processo de paz da Irlanda do Norte é agora inspirador para outros países", observou Obama.

Concretamente, o presidente nomeou o caso da Colômbia, "onde atualmente está em prática a tentativa de realizar um processo de paz".

"Levaram gente da Irlanda do Norte para que descreva como superar anos de ódio, de intolerância e tentar dar forma a um país que esteja unificado", acrescentou.

Obama também destacou que "uma coisa que é vista na Irlanda do Norte é o ato simples de reconhecer a humanidade dos outros que estão no outro lado do argumento, ter empatia na hora de entender que há gente que não é como você. E isso levou tempo, embora agora estamos vendo", disse o político.