Topo

Premiê japonês inicia viagem por Europa e Rússia

01/05/2016 02h01

Tóquio, 1 mai (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, iniciou neste domingo uma viagem de uma semana de duração, na qual visitará vários países europeus para preparar a cúpula de líderes do Grupo dos Sete (G7) deste mês, entre eles Rússia, com a qual o Japão mantém uma disputa territorial.

Abe se reunirá com os líderes de Itália, França, Bélgica, Alemanha e Reino Unido antes de voar para a Rússia e ter um encontro com o presidente Vladimir Putin.

O primeiro-ministro do Japão tratará previsivelmente durante estas cúpulas sobre o efeito que a desaceleração da economia da China está tendo para a global.

Segundo explicaram porta-vozes do governo japonês à agência "Kyodo", Abe também debaterá medidas globais para combater o terrorismo e pedirá aos países-membros do G7 para denunciar energicamente os últimos testes de armas da Coreia do Norte.

Antes de retornar a Tóquio, o chefe de governo japonês irá à cidade russa de Sochi para se reunir com Vladimir Putin para debater a disputa territorial que os dois países mantêm sobre as ilhas Curilas do Sul, administradas por Moscou, mas reivindicadas por Tóquio, que as chama de Territórios do Norte.

Nos próximos dias 26 e 27 de maio, o Japão acolhe no parque natural de Ise-Shima a cúpula de líderes do G7.