Topo

Turquia elimina necessidade de visto para todos os países da UE

03/05/2016 11h05

Istambul, 3 mai (EFE).- Os cidadãos da União Europeia (UE) não necessitarão de visto para entrar na Turquia a partir do momento em que o bloco comunitário levantar esta exigência dos cidadãos turcos, segundo uma lei publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado.

A decisão, que faz parte das condições para que a UE elimine a necessidade de visto para os cidadãos turcos, foi assinada na segunda-feira pelo Conselho de Ministros, e entrou em vigor hoje.

"A República Turca decidiu eliminar a necessidade de visto paraos cidadãos dos países-membros da União Europeia, aplicando esta norma a partir do momento em que for eliminada a necessidade de visto para os cidadãos turcos que viajarem para países da área de Schengen na UE", segundo a publicação.

Esta lei faz parte dos vários requerimentos da UE para eliminar o regime de visto para os turcos, passo que será examinado amanhã em Bruxelas.

O parlamento turco deve aprovar hoje as últimas três leis exigidas que ainda estavam pendentes.

A CE deve apresentar amanhã seu terceiro relatório sobre os progressos da Turquia para acabar com a necessidade de vistos para seus cidadãos para estâncias curtas na UE, parte das reivindicações da Turquia dentro do acordo com os 28 para acolher refugiados em seu território.

O Executivo comunitário, por sua vez, celebrou hoje a aprovação, ontem, desse decreto que suprime a necessidade de visto dos cidadãos dos 28 Estados-membros da UE para viajar para seu território.

"Com este decreto a Turquia cumpriu outro dos grandes requisitos (no total são 72) para que a União Europeia conceda a liberalização de vistos a seus cidadãos", indicou o porta-voz comunitário Margaritis Schinas na entrevista coletiva diária da CE.