Topo

Orquestra Mariinsky de São Petersburgo faz concerto em Palmira

05/05/2016 08h33

Moscou, 5 mai (EFE).- A orquestra sinfônica do teatro Mariinsky de São Petersburgo fará nesta quinta-feira um concerto no histórico anfiteatro da cidade síria de Palmira, que será transmitido ao vivo pela televisão.

"Uma oração por Palmira. A música faz reviver as antigas muralhas", é o nome do concerto que será realizado às 14h (11h de Brasília) sob a batuta de Valeri Guerguiev, diretor também da orquestra Sinfônica de Londres e da Filarmônica de Munique.

Situado ao nordeste de Damasco, no deserto da Síria, o oásis de Palmira abriga as ruínas monumentais de uma grande cidade que foi um dos centros culturais mais importantes da Antiguidade, e influenciado por diversas civilizações.

Incluída na lista da Unesco do patrimônio mundial, Palmira esteve ocupada durante quase um ano, até março, pela organização terrorista Estado Islâmico, que destruiu vários edifícios emblemáticos.

Apesar disso, Palmira "conserva grande parte de sua integridade e autenticidade", concluíram especialistas da Unesco, que no fim de abril visitaram a cidade.

"As personalidades da cultura manifestam sua rejeição à violência, ao terrorismo, que também é destrutivo com o legado histórico da humanidade", disse à agência "RIA Nóvosti" o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, ao comentar a iniciativa do concerto no anfiteatro de Palmira.