Topo

Cameron felicita líder escocesa pela vitória dos independentistas

06/05/2016 11h37

Londres, 6 mai (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, felicitou nesta sexta-feira a líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), a independentista Nicola Sturgeon, pela vitória da formação no pleito autônomo realizado na quinta-feira.

O SNP ganhou a maior parte das cadeiras (63) das 129 em disputa no parlamento de Edimburgo, embora não chegou à maioria absoluta (65), enquanto os conservadores deslocaram os trabalhistas do segundo lugar, com 31 cadeiras.

Um porta-voz da residência oficial de Downing Street informou hoje que Cameron falou por telefone com Sturgeon para felicitá-la pelo resultado eleitoral e que acordaram que ambos governos -o central de Londres e o autônomo escocês- trabalharão juntos em assuntos de interesse comum, como a atual crise do aço.

"O primeiro-ministro felicitou Sturgeon por seu partido ficar com a maior representação no parlamento escocês e, por sua vez, Sturgeon felicitou Cameron pelos avanços que sua formação conseguiu na Escócia", acrescentou o porta-voz.

"O primeiro-ministro e Sturgeon acordaram que os governos do Reino Unido e da Escócia devem continuar trabalhando juntos de maneira construtiva e, a curto prazo, trabalhar sobre o futuro da indústria do aço", indicou a fonte ao se referir aos problemas pelos quais atravessa esse setor pela supressão de empregos devido à concorrência do aço mais barato procedente da China.

Além disso, o ministro britânico para a Escócia, David Mundell, o único deputado conservador que a região tem no parlamento de Westminster (central de Londres), também felicitou Sturgeon e disse que acredita poder colaborar com ela nos próximos anos.

Os trabalhistas de Jeremy Corbyn ficaram com a terceiro posto (24 cadeiras), o que representa um retrocesso de 13.

Com uma participação de 55,6%, de um eleitorado de 4 milhões de pessoas, o SNP obteve 46,5% dos votos, contra 22,6% dos trabalhistas e 22% dos conservadores.