Topo

Ser presidente é um trabalho sério, não entretenimento, diz Obama sobre Trump

Nicholas Kamm/AFP
Imagem: Nicholas Kamm/AFP

Em Washington

06/05/2016 15h16

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu nesta sexta-feira, em referência ao virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, que ser líder do país "é um trabalho sério" e não "um entretenimento", ao ressaltar a necessidade de as propostas dos candidatos serem "plausíveis".

"Isto não é entretenimento. Isto não é um 'reality show'. Isto é uma competição para ser presidente dos EUA", disse o líder em entrevista coletiva na Casa Branca, em referência à carreira televisiva de Trump como apresentador do programa "The Apprentice" ("O Aprendiz").

"(Trump) tem um longo histórico que necessita ser examinado. É importante para nós levar a sério as declarações que fez no passado", garantiu Obama, que pediu os jornalistas para que informem claramente sobre as propostas do magnata.

O presidente americano reiterou que "cada um dos candidatos necessita ser questionado", e os cidadãos devem saber quais são suas propostas e o impacto que possam ter.

"Se os americanos forem informados de maneira efetiva sobre qual candidato apoia, (...) acredito que nossa democracia funcionará", alegou Obama, que considerou que os cidadãos têm "um bom critério".

"Estou preocupado sobre como a informação está enfatizando o espetáculo e o circo. Os americanos têm um bom julgamento enquanto têm acesso à informação correta", reiterou.

O líder sugeriu que a posição do magnata imobiliário, que nunca ocupou cargos políticos antes, em assuntos internacionais "poderia pôr em risco o mundo", assim como as relações dos Estados Unidos com alguns de seus mais importantes aliados.

Trump se transformou nesta semana no virtual candidato republicano à presidência dos Estados Unidos após sua arrasadora vitória nas eleições primárias de Indiana, que provocou a saída da corrida para Casa Branca de seus dois últimos rivais, o senador pelo Texas Ted Cruz e o governador de Ohio, John Kasich.