Topo

Sobe para 64 o número de mortos no Sri Lanka pelas chuvas

20/05/2016 11h41

Colombo, 20 mai (EFE).- O número de mortos pelas chuvas que na última semana foram registradas no Sri Lanka subiu para 64 e o de desaparecidos oscila entre 131 e 143, enquanto os fortes ventos e precipitações começam a perder intensidade.

Segundo o último balanço do Centro de Gestão de Desastres (DMC, em inglês) oferecido nesta sexta-feira, 131 pessoas continuam desaparecidas, todas elas na província de Sabaragamuwa, onde está situado o município de Aranayake, no qual três aldeias foram arrasadas por um deslizamento de terra na noite de terça-feira.

Pelo menos 127 desaparecidos estavam em Aranayake, segundo o DMC.

O chefe da operação de busca em Sabaragamuwa, o general Sudantha Ranasinghe, indicou, no entanto, que o Exército ainda maneja um número de 143 desaparecidos nessa região, 16 a mais que o DMC.

Ranasinghe indicou à Agência Efe que até agora recuperaram 18 corpos em Aranayake e outros 16 em Bulathkohupitiya, município próximo, e que também sofreu um deslizamento.

As autoridades já deram por perdidas ontem as possibilidades de encontrar vivos os desaparecidos embora continuem as operações no terreno.

Enquanto isso, o número de afetados se estabilizou em torno dos 428 mil, dos quais 319.500 tiveram que ser evacuados a locais seguros.

Mais da metade dos evacuados estão no município de Colombo, onde só nas últimas 24 horas cerca de 166 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.