Topo

Jornal espanhol "El Mundo" confirma sequestro de correspondente na Colômbia

A jornalista espanhola Salud Hernández Mora - Divulgação
A jornalista espanhola Salud Hernández Mora Imagem: Divulgação

Em Madri

23/05/2016 07h43

O jornal espanhol "El Mundo" confirmou nesta segunda-feira o sequestro de sua correspondente na Colômbia Salud Hernández Mora por parte do Exército de Libertação Nacional (ELN), depois que no sábado foi perdida sua pista na confusa região do Catatumbo, fronteiriça com a Venezuela.

O site do jornal cita fontes militares para confirmar o sequestro de Mora por parte da guerrilha do ELN.

A jornalista, correspondente do jornal e colunista do diário colombiano "El Tiempo", foi vista pela última vez no sábado no centro urbano de Tarra, município que faz parte de Catatumbo, onde operam guerrilhas e outros grupos ilegais.

Hernández viajou na semana passada a essa zona para realizar uma reportagem sobre os cultivos de coca e se desconhece seu paradeiro desde sábado, quando foi vista em companhia de uma freira em um restaurante da cidade.

A jornalista, que vive na Colômbia há vários anos, é conhecida por suas posturas radicais contra os grupos guerrilheiros e suas ácidas críticas ao processo de paz do governo com as Farc.

Na zona de Tarra há uma forte presença de grupos guerrilheiros, especialmente do ELN e da Frente Libardo Mora Toro, um reduto do Exército Popular de Libertação (EPL).

No domingo o Ministério da Defesa da Colômbia anunciou o envio de reforços militares e policiais a essa zona de Catatumbo para tentar dar com o paradeiro de Hernández.