Topo

Manifestantes lançam pedras contra polícia em comício de Trump nos EUA

25/05/2016 03h13

Washington, 24 mai (EFE).- Um grupo de manifestantes contrários ao candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, lançaram nesta terça-feira pedras e garrafas contra a polícia que fazia a segurança no centro de convenções de Albuquerque, no estado do Novo México, onde o magnata fez um comício para seus simpatizantes.

A própria polícia informou sobre o incidente através do Twitter, e negou que os agentes tivessem usado gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, como chegou a ser veiculado por alguns meios da imprensa, e que foram ouvidos disparos nos arredores do centro de convenções.

As emissoras de televisão mostraram imagens de centenas de manifestantes que conseguiram romper o bloqueio de cercas metálicas montadas pela polícia e atearam fogo em alguns objetos na rua, muitos deles exibindo bandeiras do México.

Uma porta de vidro do centro de convenções acabou quebrando por consequência do impacto das pedras lançadas pelos manifestantes e os presentes ao comício de Trump tiveram que utilizar saídas secundárias para deixar o evento, já que a entrada principal estava bloqueada.

As forças da ordem informaram que ocorreram detenções dentro do recinto, depois que alguns manifestantes conseguiram entrar no local.

A retórica utilizada pelo magnata em seus discursos, que é vista como anti-imigrante e até racista entre alguns setores da sociedade americana, fez com que os protestos durante seus comícios sejam frequentes. Em março, o candidato se viu obrigado a cancelar um discurso em Chicago por episódios de violência entre os manifestantes e seus simpatizantes.