Topo

Coreia do Sul faz disparos de advertência contra navios do Norte na fronteira

27/05/2016 00h32

Seul, 27 mai (EFE).- A Coreia do Sul realizou nesta sexta-feira vários disparos de advertência ao mar depois que duas embarcações norte-coreanas atravessaram a fronteira marítima ocidental do país, informaram fontes militares sul-coreanas à agência local "Yonhap".

A marinha sul-coreana fez os disparos depois que os navios, um pesqueiro e um barco de patrulha, cruzaram a conflituosa fronteira do Mar Amarelo por volta das 7h30 locais (19h30 de Brasília da quinta-feira), de acordo com a informação.

As duas embarcações retornaram imediatamente à porção norte das águas após os disparos, segundo a fonte.

A fronteira do Mar Amarelo é uma das áreas mais sensíveis e conflituosas da região, que foi cenário nos últimos anos de fatos de diversa gravidade, como trocas de disparos de artilharia e o afundamento da embarcação Cheonan, ocorrido em março de 2010, que resultou em 46 mortes e que a Coreia do Sul atribui ao Norte.

O incidente de hoje ocorre em um momento de tensão na península coreana após os testes nuclear e de mísseis realizados pelo Norte no começo do ano, e as sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas impostas sobre o país em março.