Topo

Inundações no sul da Alemanha deixam 4 mortos e 4 desaparecidos

02/06/2016 05h22

Berlim, 2 jun (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram e outras quatro continuam desaparecidas nesta quinta-feira após as inundações causadas pelo forte temporal que castigou ontem o sul da Alemanha.

Três dos corpos foram encontrados por mergulhadores ontem à noite em uma casa inundada na cidade de Simbach, no estado federado da Baviera.

Os moradores dos andares superiores deste edifício residencial tinham informado à polícia que na parte baixa provavelmente ainda havia gente.

Pouco depois, o corpo de uma mulher apareceu em um rio na cidade vizinha de Julbach.

"A água está baixando. A situação aqui acalmou, se é que é possível dizer isso depois do ocorrido", declarou na manhã de hoje um porta-voz da polícia alemã.

No entanto, os meteorologistas anunciaram novas chuvas para as áreas atingidas e para outras regiões do sul da Baviera, de até 30 litros por metro quadrado em 12 horas.

"São possíveis quantidades maiores que 40 litros por metro quadrado em entre seis e 12 horas", informou o Serviço Alemão de Meteorologia em Munique, que acrescentou que fortes temporais também vão ocorrer em outros estados federados.

"Esperamos que cheguem reforços para reparar os danos", indicou o porta-voz da polícia.

Por enquanto, em algumas localidades afetadas teve início nesta manhã o bombeamento para extrair a água de casas e ruas inundadas, enquanto a Defesa Civil ainda resgatava pessoas isoladas pelas inundações.

Centenas de crianças tiveram que permanecer até as últimas horas da tarde em duas escolas que tinham ficado inacessíveis por consequência das chuvas.

Dois professores e 16 alunos foram obrigados a passar a noite em uma escola na cidade de Triftern e vários centros de ensino permanecerão fechados nesta quinta-feira.

No estado federado da Renânia do Norte-Vestfália, os bombeiros e as equipes de resgate também tiveram que lutar contra o temporal.

Até o início da noite, os bombeiros de Düsseldorf atenderam 420 chamadas.

No último fim de semana, o estado federado de Baden-Württemberg e Baviera foi atingido por fortes chuvas que deixaram quatro mortos e grandes prejuízos na região.