Topo

Menino que foi abandonado pelos pais em floresta no Japão é encontrado vivo após 6 dias

Mais de cem agentes e bombeiros participaram das operações de busca da criança - Daisuke Suzuki/Kyodo News via AP
Mais de cem agentes e bombeiros participaram das operações de busca da criança Imagem: Daisuke Suzuki/Kyodo News via AP

Em Tóquio

02/06/2016 22h36

As autoridades japonesas encontraram vivo nesta sexta-feira (3, data local) o menino que foi abandonado por seus pais como castigo no último sábado (28) em uma floresta na região norte do país, e que estava desaparecido desde então.

A criança, de sete anos, foi encontrada na cidade de Shikabe, na ilha de Hokkaido, e cerca de 20 quilômetros distante do monte Komagatake, onde foi visto pela última vez por seus pais.

Yamato Tanooka se encontra em um estado de saúde "relativamente bom" apesar de não levar água nem comida quando desapareceu, disseram fontes policiais à emissora estatal "NHK".

Mais de cem agentes e bombeiros participaram das operações de busca da criança desde o sábado na região, na qual há ursos selvagens e onde os termômetros chegaram a marcar 7ºC.

Segundo o relato dos pais, eles obrigaram o menino a descer do carro no qual a família viajava por mau comportamento e o deixaram sozinho em uma estrada aos pés do monte Komagatake.

Apesar de ele ter corrido atrás dos veículos, os pais disseram às autoridades que o perderam de vista. Quando voltaram minutos depois ao local onde tinham deixado o filho, ele não estava mais lá.

Os pais, que demoraram duas horas para alertar as autoridades sobre o desaparecimento, afirmaram, num primeiro momento, que Yamato se perdeu enquanto eles colhiam vegetais na floresta. Depois, reconheceram que o abandonaram como um castigo por seu mau comportamento.