Topo

Seis países fundadores da UE se reúnem para analisar o "Brexit"

25/06/2016 05h37

Berlim, 25 jun (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores de seis países fundadores da União Europeia (UE) se reuniram neste sábado em Berlim, a convite da Alemanha, para começar a esboçar o futuro do bloco sem o Reino Unido.

O encontro entre os chefes das diplomacias da Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo é o primeiro multilateral convocado após o resultado do referendo britânico, no qual com 52% dos votos ganhou a opção do Reino Unido deixar a UE.

O ministro alemão Frank-Walter Steinmeier, disse pouco antes do início da reunião, que agora o objetivo é tentar recolher as "expectativas" e "sensibilidades" dos governos dos 27 membros restantes da UE, assim como das respectivas sociedades, após o "choque" do "Brexit".

Steinmeier afirmou que agora não se deve cair em "histeria" ou uma "depressão ou omissão" e sim trocar opiniões durante os próximos dias e semanas entre os 27 membros para buscar respostas para as perguntas sobre a mesa, assim como para "defender" e "reforçar" a Europa.

O ministro alemão acrescentou que há vários temas prioritários a serem abordados na UE, como a crise dos refugiados, a "crise do emprego" no sul da Europa e as questões de segurança, como evidenciaram os últimos atentados jihadistas em Paris e Bruxelas.

O jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung" publicou ontem que Alemanha e França tinham feito um documento em conjunto onde propõem uma UE mais "flexível".

Steinmeier também procurou responder as críticas dos países que não gostaram que neste primeiro encontro não estiveram reunidos os 27 membros restantes da UE, dizendo que já ontem aconteceu uma conversa entre todos os ministros das Relações Exteriores do bloco em Luxemburgo, uma reunião rotineira que estava na agenda antes da divulgação do resultado do referendo.

O ministro alemão acrescentou que a esse respeito, nos próximos dias, muitas reuniões devem ocorrer em vários formatos para conhecer todas as opiniões.