Topo

Nepal vende arroz doado após terremoto por não conseguir entregá-lo a vítimas

Sobrevivente do terremoto carrega um saco de arroz durante uma distribuição de alimentos - Mast Irham/EFE
Sobrevivente do terremoto carrega um saco de arroz durante uma distribuição de alimentos Imagem: Mast Irham/EFE

Em Katmandu

03/07/2016 10h32

O governo do Nepal começou a vender milhares de toneladas de arroz doados após o terremoto que sacudiu o país há mais de um ano para evitar que o produto apodreça nos armazéns, já que as autoridades têm dito dificuldades para entregá-lo às vítimas, informou uma fonte oficial à Agência Efe.

"Começamos a vender porque há uma alta probabilidade que o arroz estrague se o mantivermos armazenado por mais tempo", disse um dos porta-vozes da Corporação Alimentícia do Nepal, Pawan Kumar Karki.

Bangladesh e China doaram após o terremoto de 25 de abril de 2015 mais de 10 mil toneladas do alimento. Apenas 2.600 foram entregues às vítimas e outras foram enviadas a Karnali, região menos desenvolvida do Nepal, onde os alimentos são escassos.

O produto será distribuído em Karnali mediante o sistema conhecido como "comida por trabalho", no qual as autoridades pagam com arroz pela execução de serviços públicos, como, por exemplo, a construção de estradas.

O resto das doações seria armazenado, mas o governo do Nepal decidiu vender 4.459 toneladas do produto. "Esperamos arrecadar cerca de 170 milhões de rúpias (US$ 1,5 milhão)", disse Karki.

Em dezembro, o país já tinha sofrido com o problema. Seis toneladas de arroz doadas pelo Programa Mundial de Alimentos foram jogadas fora por terem estragado antes de serem distribuídos.

Na semana passada, o governo e o principal partido de oposição fecharam um acordo para agilizar o pagamento de auxílios aos desabrigados, que estão há mais de um ano em dificuldades.

Apenas 6.000 famílias das cerca de 800 mil afetadas pelo tremor receberam essa ajuda para a reconstrução de suas casas depois do terremoto, que deixou 9.000 mortos e 21 mil feridos.

Depois da tragédia, o governo do Nepal conseguiu receber US$ 4,4 bilhões em doações de diferentes países e órgãos, mas o uso da verba ficou paralisado durante meses pela ausência de uma entidade para administrar a utilização do dinheiro.

Nepal lembra um ano do terremoto que matou mais de 9.000 pessoas