Topo

Governo investigará morte de homem negro por policiais brancos na Louisiana

Arthur Reed via AP
Imagem: Arthur Reed via AP

Em Washington

06/07/2016 15h06

O governo dos Estados Unidos vai investigar a morte de Alton Sterling, um homem negro de 37 anos, ocorrida na noite de terça-feira (6) em Baton Rouge, no Estado da Louisiana, durante uma abordagem feita por dois policiais brancos, um incidente gravado em vídeo e que gerou vários protestos.

A divisão de direitos civis do Departamento de Justiça - responsável por investigar crimes raciais - e o FBI dirigirão a investigação, anunciou hoje em entrevista coletiva o governador da Louisiana, o democrata John Bel Edwards.

"Tenho preocupações muito sérias, o vídeo é no mínimo inquietante", ressaltou o governador em referência às imagens gravadas por um telefone celular e nas quais um dos agentes é visto sacando o que parece ser uma pistola e a colocando no pescoço de Sterling, que permanece imobilizado no chão.

Nesse momento do vídeo, a câmera se afasta da cena, são ouvidos tiros e uma voz que grita: "Tem uma arma, uma arma!".

O vídeo, divulgado nas redes sociais, provocou vários protestos em Baton Rouge, capital da Louisiana, onde algumas pessoas bloquearam o tráfego e outras carregavam cartazes e cantavam palavras de ordem como "Sem justiça não há paz" ou "As vidas dos negros importam".

Em virtude do ocorrido, o governador pediu hoje que a população mantenha a calma e, além disso, pediu aos líderes comunitários e religiosos que ajudem a cidade a continuar unida.

A autópsia de Sterling mostra que ele recebeu vários tiros no peito e nas costas, mas o Departamento de Polícia de Baton Rouge não disse ainda qual dos dois agentes fez os disparos.

O caso aconteceu à 0h35 (hora local de quarta-feira), quando dois policiais responderam a uma ligação de um morador que alertava que um homem negro com uma camisa vermelha estava vendendo CDs de música fora de uma loja e tinha começado a fazer ameaças enquanto segurava uma pistola.

Os policiais responderam ao chamado, chegaram ao estacionamento da loja onde estava o homem, houve um confronto e Sterling recebeu vários disparos, conforme explicou em um breve comunicado o Departamento de Polícia de Baton Rouge.