Topo

Morte de mais um cidadão negro por policiais gera novo protesto nos EUA

IMAGENS FORTES: Mulher filma namorado sendo morto pela polícia

UOL Notícias

Em Washington

07/07/2016 04h10

Dezenas de pessoas se concentraram nesta quinta-feira nas ruas de Falcon Heights (Minnesota, EUA) para protestar pela morte do jovem negro Philando Castile nas mãos da polícia, em um novo episódio da tensa relação existente entre as forças de segurança e as minorias no país.

A própria polícia confirmou que dois agentes estiveram envolvidos no tiroteio, enquanto a mãe da vítima, Valerie Castile, informou sua morte para a imprensa local.

O estopim para os protestos teria sido um vídeo que a namorada de Castile, Diamond Reynolds, publicou nas redes sociais e em que ela está sentada no banco do passageiro de um veículo com o namorado, ainda vivo, no assento do motorista e com uma camisa branca manchada de sangue.

No vídeo, Diamond explica que Castile, de 32 anos, estava buscando sua bolsa para mostrar um documento de identidade ao agente e avisou estar com uma arma de fogo porque tinha licença para tê-la, até que a polícia ordenou que ele levasse as mãos à cabeça.

Então, segundo a versão da namorada de Castile, o agente fez "quatro ou cinco" disparos.

As imagens mostram as mãos de um agente, visivelmente nervoso, apontando uma arma para Castile, que permanece no interior do veículo em silêncio, com o cinto de segurança e com o tronco do corpo para trás.

Este fato aconteceu o mesmo dia em que o governo dos EUA anunciou que vai investigar a morte de Alton Sterling, um homem negro de 37 anos, que faleceu na última terça-feira em Baton Rouge (Louisiana) após uma briga com dois policiais brancos, incidente que foi gravado e que provocou vários protestos.

A divisão de direitos civis do Departamento de Justiça, encarregada de investigar crimes raciais, e o FBI vão conduzir o inquérito, anunciou em entrevista coletiva o governador da Louisiana, o democrata John Bel Edwards.

"Eu tenho preocupações muito sérias, o vídeo é preocupante para dizer o mínimo", ressaltou o governador, falando sobre as imagens gravadas com um telefone celular, onde um dos agentes aparece tirar algo que parece ser uma pistola e coloca no pescoço de Sterling, que permanece imobilizado no solo.

Nesse momento do vídeo, a câmera se afasta da cena, são ouvidos alguns tiros e uma voz que grita: "Tem uma arma, uma arma!".

O vídeo, também divulgado nas redes sociais, provocou ontem à noite vários protestos na capital da Louisiana, onde algumas pessoas bloquearam o trânsito e outras carregavam cartazes e cantaram palavras de ordem como "Sem justiça, não há paz" ou "As vidas dos negros importam".