Topo

Autor do massacre de Dallas deixou o Exército denunciado por abuso sexual

Micah Xavier Johnson é o atirador que matou 5 policiais em Dallas (Texas, EUA) - Reuters
Micah Xavier Johnson é o atirador que matou 5 policiais em Dallas (Texas, EUA) Imagem: Reuters

Em Washington

09/07/2016 09h34

O autor do massacre que matou cinco policiais em Dallas na quinta-feira (7) deixou o Exército dos Estados Unidos denunciado por uma soldado que o acusou de abuso sexual e recomendou que recebesse "ajuda para a saúde mental", revelou neste sábado o jornal "New York Times".

A soldado pediu em 2014 uma ordem de proteção e o Exército iniciou o processo para dispensar Micah Xavier Johnson com uma distinção que não fosse "honorável", segundo explicou Bradford Glendening, o advogado militar designado para representar o agressor.

Seguindo o conselho de Glendening, Johnson renunciou ao direito de ter uma audiência em troca de uma acusação menor e foi dispensado do Exército em abril de 2015.

Johnson, de 25 anos, voltou então do Afeganistão a Dallas, onde cresceu, e começou a se interessar por organizações e grupos de negros extremistas, segundo a publicação.

O jovem, que morreu em meio a um cerco policial, perpetrou o massacre da quinta-feira com o objetivo deliberado de "matar pessoas brancas, principalmente agentes brancos", indignado pelas mortes de negros por policiais brancos, segundo explicou na sexta-feira (8) o chefe de polícia de Dallas, David Brown.

Segundo os dados mais recentes da investigação, o suspeito tinha em sua casa material para a fabricação de bombas, coletes à prova de balas, fuzis, munição e um diário pessoal sobre táticas de combate.

Fontes do Pentágono disseram à Agência Efe que Johnson esteve com o Exército americano no Afeganistão entre novembro de 2013 e julho de 2014, e entre março de 2009 e abril de 2015 fez parte da reserva como especialista em atividades de carpintaria e alvenaria.

Vídeo flagra atirador disparando contra policiais em Dallas (EUA)