Topo

Colégios eleitorais abrem no Japão para eleições para o Senado

09/07/2016 20h13

Tóquio, 10 jul (EFE).- Os colégios eleitorais do Japão abriram suas portas neste domingo às 7h (horário local, 19h sábado em Brasília) para as eleições parciais do Senado, nas quais espera-se que o partido governante PLD, do primeiro-ministro Shinzo Abe, reforce sua maioria.

Cerca de 106 milhões de japoneses maiores de 18 anos poderão votar neste pleito que é convocado a cada três anos para renovar metade das 242 cadeiras da câmara alta.

Os colégios das 47 províncias do Japão estarão abertos até 20h (8h de Brasília) para que os eleitores elejam 121 senadores entre um total de 389 candidatos.

Todas as pesquisas dão uma clara vitória ao conservador Partido Liberal Democrático (PLD), do primeiro-ministro Abe, que poderia conseguir pela primeira vez em quase três décadas a maioria nas duas câmaras da Dieta (parlamento japonês).

Estas eleições são vistas principalmente como um exame da liderança do primeiro-ministro conservador que goza ainda de uma alta popularidade apesar de sua política econômica conhecida como "Abenomics" não ter conseguido dar os frutos esperados.

O agressivo programa de estímulo para tirar o Japão de sua deflação crônica iniciado por Abe após ganhar as eleições de dezembro de 2012 conseguiu disparar os lucros das grandes empresas e os mercados, mas não manter um crescimento constante.

A maioria que o partido de Abe conseguir junto com seus parceiros de governo, o budista Novo Komeito, será fundamental também na hora de realizar uma polêmica reforma da Constituição japonesa, com a qual por exemplo se poderia eliminar seu caráter pacifista e para o que se necessita o apoio de dois terços do parlamento.

Estes pleitos são os primeiros no Japão nos quais se poderá votar a partir dos 18 anos de idade, após a aplicação de uma reforma da lei eleitoral que rebaixou a idade de voto dos 20 anos. Isso faz com que 2,4 milhões de jovens de entre 18 e 20 anos possam votar nestas eleições.

Mais uma vez o número de mulheres candidatas, 96 frente a 293 homens, evidencia o domínio masculino na política japonesa.

As primeiras projeções dos veículos de comunicação serão conhecidos logo após o fechamento dos colégios, enquanto os primeiros resultados oficiais estarão disponíveis por volta da meia-noite (12h de Brasília).