Topo

Norte-coreanos lançam míssil balístico de um submarino, afirma Coreia do Sul

09/07/2016 04h11

(Atualiza com a informação de Seul sobre o lançamento que resultou fracassado).

Seul, 9 jul (EFE).- A Coreia do Norte lançou neste sábado um míssil balístico de um submarino (SLBM) no Mar do Leste (Mar do Japão), mas falhou na primeira parte do voo, informou as autoridades militares da Coreia do Sul.

O lançamento aconteceu às 11h30 (hora local) nas águas do litoral sudeste da cidade norte-coreana de Sinp'o, anunciou o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da vizinha Coreia do Sul.

"O lançamento do míssil balístico através de um submarino aconteceu com normalidade, mas consideramos que houve uma falha na fase inicial do voo", afirmou o Exército sul-coreano em uma nota para a imprensa.

Além disso, no breve texto, a Coreia do Sul condenou a "maneira contundente esta provocação por parte da Coreia do Norte".

O Exército norte-coreano já realizou outra tentativa de lançamento de um míssil balístico de um submarino no mês de abril, embora a Coreia do Sul acredite que tenha sido um teste fracassado.

Fontes militares revelaram à agência de notícias "Yonhap" que o último SLBM lançado hoje explodiu a uma altitude de cerca de 10 quilômetros após ter sido disparado desde um submarino submergido tipo Sinpo de 2 mil toneladas.

Estas mesmas fontes consideraram que apesar de não concluir com êxito o teste, a Coreia do Norte conseguiu progressos na parte inicial do lançamento submarino sua tecnologia SLBM.

Neste sentido, Seul acredita que as forças armadas norte-coreanas poderiam estar preparadas para lançar de maneira bem-sucedida mísseis balísticos dos submarinos em três anos.

Este novo teste de mísseis acontece depois que os Estados Unidos impôs sanções diretas sobre o líder norte-coreano Kim Jong-un e outros altos cargos do regime por suas violações dos direitos humanos, a Coreia do Norte chamou de "declaração de guerra".

Várias resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte de desenvolver testes de mísseis balísticos devido ao seu atual programa de testes de armas nucleares.