Topo

Obama diz que EUA trabalharão com "qualquer governo" formado na Espanha

10/07/2016 12h50

Madri, 10 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se mostrou confiante neste domingo que seu país poderá trabalhar com "qualquer governo" que se forme na Espanha e evitou se pronunciar sobre as negociações em curso após as eleições do dia 26 de junho.

"Embora nos importe muito que tenhamos um governo espanhol estável e que funcione bem, a natureza da relação, os laços entre EUA e Espanha não dependem de qual partido estiver no poder", disse o líder americano à imprensa após se reunir com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, em Madri.

Obama não quis dizer se sente preocupação com o atraso na formação de um governo na Espanha após o pleito de junho, o segundo em menos de sete meses no país.

O líder americano disse unicamente que deseja "sorte" a Mariano Rajoy, que, segundo Obama, "não entrou em detalhes" durante o diálogo deste domingo sobre as negociações para configurar um Executivo.

"Não é o meu trabalho resolver as negociações para formar governo na Espanha", disse Obama, que hoje se reunirá com os principais líderes da oposição: o do PSOE, Pedro Sánchez; o do esquerdista Podemos, Pablo Iglesias; e do centro-direitista Ciudadanos, Albert Rivera.

O presidente americano também não quis fazer comentários sobre as eleições em seu país e a possibilidade de uma vitória do republicano Donald Trump debilitar os laços com a Espanha.

"Não vou comentar sobre as eleições nos Estados Unidos, mas tenho uma grande confiança no povo americano, em sua bondade e seus valores. Embora o processo político lá seja complicado, dominado por dinheiro e longo, o povo reconhece a importância do gabinete do presidente e acredito que levará essa decisão muito a sério", disse.

Obama reconheceu que "poderá haver diferenças na política externa americana" caso seu sucessor seja republicano, mas garantiu que mesmo assim haverá "interesses" na relação com a Espanha que manterão ativa a aliança bilateral.