Topo

Rússia suspende provisoriamente os voos à Turquia

Em Moscou

16/07/2016 11h14

A Rússia suspendeu neste sábado (16) provisoriamente os voos à Turquia devido à tentativa de golpe nesse país, um dos principais destinos turísticos para os russos há vários anos.

"Devido ao agravamento da situação política na Turquia, a restrição dos voos estará em vigor até que seja esclarecido o panorama ", informou um porta-voz de Rosaviatsia, a agência de aviação civil, aos meios de comunicação locais. A suspensão temporária de voos regulares afeta tanto as companhias aéreas russas como as turcas, mas não os voos procedentes da Turquia.

Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou ao governo que ofereça toda a ajuda necessária aos turistas russos que queiram deixar a Turquia, cuja instabilidade é uma ameaça para toda a região, segundo o Kremlin.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, pediu que seja restabelecida a ordem constitucional na Turquia após o levante protagonizado ontem à noite por um grupo de militares.

"É necessário que no território desse país vizinho seja restabelecida a ordem constitucional para que todos os direitos e liberdades contemplados pela lei sejam respeitados", disse.

A Rússia normalizou recentemente as relações com a Turquia depois que esse país pediu perdão por ter derrubado no final do ano passado de um caça russo na fronteira com a Síria, incidente no qual morreram dois soldados russos.