Topo

Munique tenta recuperar normalidade após ataque que matou 9 vítimas

Em Berlim

23/07/2016 05h11

A cidade de Munique, na Alemanha, tenta retornar neste sábado à normalidade após o horror e nervosismo das últimas horas, provocado pelo tiroteio protagonizado por um germânico-iraniano de 18 anos, que causou dez mortes, incluído a dele próprio, que se matou, e fez ativar o alarme antiterrorista na capital da Baviera.

"Foi um único atacante e está morto. Já não gera nenhum perigo e isso é agora o mais importante para nós", disse hoje o chefe da Polícia de Munique, Hubertus Andra.

O corpo do jovem, que usou uma pistola, foi encontrado em uma rua perto shopping onde aconteceu o tiroteio, com sinais claros de suicídio, afirmou a polícia, que por enquanto não informou dos motivos do ataque.

O primeiro-ministro bávaro, Horst Seehofer, ordenou hastear as bandeiras na Baviera a meio mastro e nas proximidades do centro comercial alguns cidadãos começaram a depositar flores e acender velas em memória dos mortos.

A presença policial continua sendo forte nos arredores do lugar do ataque, que aconteceu ontem por volta das 17h50 (hora local) e manteve durante horas em expectativa às forças policiais da cidade, até pouco antes das 2h (hora local) deste sábado quando o alarme foi desativado.

Estão funcionando normalmente o metrô e o resto dos transportes públicos, que permaneceram suspensos durante o período de alerta.

Vídeo em redes sociais mostra atirador em telhado de shopping

UOL Notícias

Entre os moradores de Munique, desde ontem à noite, desencadeou uma onda de solidariedade e através das redes sociais há aqueles que anunciam que as portas de suas casas estão abertas para quem necessitar companhia após o grande trauma.

A polícia, a partir de declarações de testemunhas, partiu inicialmente da base que três pessoas participaram do tiroteio.

A suspeita que havia outros dois atiradores surgiu do fato que duas pessoas saíram em um carro a toda velocidade do restaurante de fast-food em onde começaram os tiros.

As suposições sobre a motivação do crime começaram a embaralhar, sem que a polícia quisesse inicialmente descartar nenhuma, e elas vão desde a ideia de um cenário jihadista até a de um atentado da extrema-direita.

Vídeo mostra atirador em frente a McDonald's em Munique

UOL Notícias

Por enquanto se sabe que o suposto autor era um jovem de 18 anos germânico-iraniano, com dupla nacionalidade, e sem antecedentes criminais. A polícia esteve em sua casa e interrogou seu pai.

Em um vídeo que circulou pelas redes sociais pode ouvir o autor do tiroteio afirmando que é alemão, que nasceu no país e que vive em uma região com alta porcentagem de beneficiários da previdência social.

Segundo informações do canal privado de notícias "n-tv", os vizinhos descrevem o autor do tiroteio como um jovem tranquilo que trabalhava ocasionalmente como entregador de jornais e com poucos amigos.