Topo

Três americanos acusados de querer se unir ao Estado Islâmico são presos

Em Miami

23/07/2016 00h40

Três americanos residentes no estado da Flórida foram presos acusados de pretender viajar para a Síria com o objetivo de se juntar ao Estado Islâmico (EI), informaram nesta sexta-feira (22) as autoridades federais.

Os presos foram identificados como Gregory Hubbard, conhecido como Jibreel, de 52 anos; Darren Arness Jackson, o Daoud, de 50; e Dayne Atani Christian, o Shakur, de 31, segundo informou a Promotoria do Distrito Sul da Flórida.

Hubbard foi detido na última quinta-feira no Aeroporto Internacional de Miami, pouco antes de pegar um avião que seguia para a Alemanha, de onde planejava continuar sua viagem por terra até a Síria.

Os outros dois homens foram presos no mesmo dia, Jackson também no aeroporto e Christian, em seu local de trabalho, segundo a promotoria.

De acordo com documentos do FBI, Hubbard confessou há um ano para um agente federal disfarçado seu interesse em viajar para a Síria, entrar e lutar pela organização terrorista.

Segundo os documentos judiciais, Jackson e Christian forneceram armamento e treino no uso de armas de fogo para Hubbard, e é possível que eles tenham planejado ataques em solo americano.

Os três presos, que compareceram em um tribunal federal de Miami, estão na prisão na mesma cidade e têm prevista uma audiência judicial na próxima quarta-feira, após a qual seguirá uma leitura de acusações no próximo dia 5 de agosto.