Topo

Começa segundo e último dia de reunião de Finanças do G20 na China

24/07/2016 00h06

Chengdu (China), 24 jul (EFE).- Os ministros de Finanças e os presidentes dos bancos centrais do Grupo dos Vinte (G20) começaram neste domingo seu segundo e último dia de reuniões na cidade chinesa de Chengdu.

Os participantes prosseguirão com as discussões sobre a situação da economia global, marcadas no primeiro dia pelas consequências do "Brexit" e pelo golpe de Estado na Turquia.

Participam deste encontro a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, e o secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE), Ángel Gurría.

A reunião nesta cidade chinesa pouco conhecida no âmbito internacional se não por sua reserva de pandas serve de preparação para a cúpula de líderes do G20 que será realizada na cidade de Hangzhou (leste) nos dias 4 e 5 de setembro, a primeira ocasião na qual a China sediará este fórum.

Após a primeira sessão matinal de reuniões, os ministros e presidentes de bancos centrais farão a tradicional foto oficial do encontro.

Uma vez concluídos os encontros, está previsto uma declaração final aprovada pelos participantes, na qual se exporão os acordos fechados na reunião de Chengdu e suas propostas para os líderes do G20 para a cúpula de Hangzhou.