Topo

Membros da Asean realizam reuniões multilaterais em Laos

26/07/2016 01h12

Vientiane, 26 jul (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) começaram nesta terça-feira as reuniões multilaterais em Vientiane, capital do Laos, com seus colegas dos Estados Unidos, China, Japão e Rússia, entre outros.

O primeiro encontro será Asean Mais Três, que reunirá os chanceleres da Asean - China, Japão e Coreia do Sul - para abordar assuntos relacionados com a economia e segurança, incluindo a disputa territorial no Mar do Sul da China.

A Cúpula da Ásia Oriental incluirá os chanceleres dos países do sul, leste e sudeste da Ásia, assim como a Rússia, Austrália, Nova Zelândia e EUA, que tratarão principalmente de temas políticos e comerciais.

Por último, o Fórum Regional de Asean será mais focado na segurança e inclui, além dos citados acima, a União Europeia, Canadá, Paquistão, Coreia do Norte, Sri Lanka, Bangladesh e Timor-Leste.

Além da disputa territorial no Mar do Sul da China entre Pequim e alguns países de Asean como as Filipinas ou Vietnã, outros assuntos destacados são os testes com mísseis na Coreia do Norte ou os atentados inspirados pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

No final do dia, o ministro das Relações Exteriores de Laos, Saleumxay Kommasith, realizará uma entrevista coletiva para explicar os assuntos discutidos durante as reuniões.

Apesar da crescente importância das reuniões da Asean, especialmente a cúpula de líderes que este ano vai acontecer em setembro, o bloco ainda é desconhecido para o público em geral na Europa.