Topo

EI pune com 50 chicotadas pessoas que tenham antena parabólica na Síria

30/07/2016 11h42

Beirute, 30 jul (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) está punindo com 50 chicotadas e o pagamento de uma multa de 10 mil libras sírias (US$ 46) os cidadãos que tenham antenas parabólicas na província de Deir ez Zor, no nordeste da Síria.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, várias pessoas da região já foram punidas pelos jihadistas, que também confiscam os equipamentos encontrados nas casas dos moradores.

No início de junho, o EI intensificou a campanha para proibir o uso de parabólicas nos territórios sob seu controle na Síria e no Iraque, por considerar que eles os canais de televisão "semeiam rumores e afastam os muçulmanos de sua religião".

Como alternativa, os radicais determinam que os moradores "se informem por meio de veículos de imprensa islâmicos" fornecidos por eles mesmos.

Por outro lado, o Observatório acrescentou que um homem foi assassinado a tiros pelos extremistas na cidade de Al Bukamal, também em Deir ez Zor, perto da fronteira do Iraque. Ele foi acusado de "contrabando de pessoas fora do território do EI".