Topo

Dois atentados no sul da Turquia deixam 8 mortos e 38 feridos

Soldados turcos bloqueiam estrada em Diyarbakir, no sul da Turquia - Ilyas Akengin/AFP
Soldados turcos bloqueiam estrada em Diyarbakir, no sul da Turquia Imagem: Ilyas Akengin/AFP

Em Istambul

10/08/2016 14h59

Pelo menos oito pessoas morreram e outras 38 ficaram feridas em dois ataques em diferentes províncias do sul da Turquia, atribuídos pelos veículos de imprensa turcos às guerrilhas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Dois civis e um policial morreram em um ataque em Kiziltepe, na província de Mardin, enquanto outros quatro civis e um agente morreram na explosão de um carro-bomba durante a passagem de uma patrulha em Diyarbakir, informou o ministro de Comunicação, Ahmet Arslan.

O primeiro ataque foi o de Kiziltepe, município situado a cerca de 20 quilômetros a sudoeste de Mardin e cerca de 12 da fronteira síria, quando um veículo carregado de explosivos foi detonado.

Ali morreram um policial e dois civis e houve 20 feridos, cinco deles agentes e o resto civis, informou Arslan em declarações publicadas pela emissora "NTV".

O jornal "Hürriyet" disse que à parte destes feridos internados nos hospitais, várias dezenas de cidadãos sofreram ferimentos leves e foram atendidos pelas unidades médicas deslocados para o local.

O ataque de Diyarbakir, realizado com uma tática muito similar cerca de 40 minutos mais tarde, matou quatro civis e um policial, afirmou Arslan, detalhando que em ambos os casos se tratou de um ataque com carro-bomba.

O ministro acrescentou que cinco policiais ficaram levemente feridos no ataque enquanto a emissora "NTV" destaca que houve, além disso, oito feridos civis.

Essa emissora afirma que o carro-bomba, ao explodir, ateou fogo a outro veículo no qual viajava uma família, causando a morte de três ou quatro de seus membros.

Nos últimos meses, a guerrilha curda usou com frequência a tática de lançar carros-bomba contra caminhonetes da Polícia que transportam os agentes que iniciam ou terminaram seu turno de trabalho.