Topo

Rússia anuncia trégua diária para levar ajuda humanitária a Aleppo

11/08/2016 08h47

Moscou, 11 ago (EFE).- A Rússia anunciou a imposição a partir de hoje de uma trégua diária de três horas para que a ajuda humanitária possa chegar à cidade síria de Aleppo.

A "janela humanitária" vai ficar aberta diariamente entre as 10h e 13h horário local, segundo o chefe de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, general Sergei Rudskoi.

Nesse período de três horas, acrescentou o militar, cessarão todas as ações militares, incluindo os ataques aéreos e com fogo de artilharia.

Rudskoi lembrou que junto à cidade de Handrat foi criado um centro de formação de colunas com ajuda humanitária para a população de Aleppo.

Ele acrescentou que os sete corredores humanitários para a evacuação de Aleppo de civis e de guerrilheiros que deponham as armas estão abertos 24 horas por dia.

"Apoiamos a proposta da ONU de estabelecer um mecanismo de controle conjunto sobre o envio de ajuda humanitária à população de Aleppo. Neste momento nossos especialistas militares trabalham neste assunto com representantes da ONU e com os colegas americanos", disse o general russo.

A Rússia iniciou há duas semanas uma operação humanitária em Aleppo em colaboração com o Exército sírio, com a abertura de corredores humanitários para que os civis e os guerrilheiros que deponham as armas possam deixar a cidade.