Topo

Cerca de 70 mil civis estão presos pelo EI em cidade iraquiana de Al Qayara

20/08/2016 08h15

Cerca de 70 mil civis estão presos na cidade de Al Qayara, no norte do Iraque, pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou neste sábado à Agência Efe o prefeito da comarca, Saleh al Jubouri.

Os jihadistas estão "impedindo os civis de deixarem a cidade para usá-los como escudos humanos" durante a iminente ofensiva das tropas iraquianas para libertar Al Qayara, explicou Al Jubouri.

O Exército iraquiano, apoiado por cerca de 700 milicianos tribais, mantém bloqueados os acessos da população e prepara-se para o ataque a esse importante reduto do EI, situado cerca de 55 quilômetros ao sul da cidade de Mossul e na província de Ninawa.

As forças governamentais conseguiram libertar várias localidades na periferia de Al Qayara nos últimos dias, por isso que só resta invadir a cidade, acrescentou o responsável.

A fim de atrasar a ofensiva, o EI queimou poços de petróleo para dificultar com a fumaça as operações da aviação militar iraquiana.

Esses gases tóxicos deixaram 30 mortos entre a população civil por asfixia, segundo a apuração de Al Jubouri.Al Qayara é a cidade mais importante da comarca homônima, na qual se centraram as operações das tropas iraquianas no marco da ofensiva para libertar a província de Ninawa e sua capital Mossul.

Mossul está em mãos do EI desde junho de 2014, quando a organização terrorista declarou um califado nos territórios iraquianos e sírios que conquistou.