Topo

Japão e EUA pedem reunião de emergência na ONU após míssil norte-coreano

24/08/2016 14h44

Nações Unidas, 24 ago (EFE).- Japão e Estados Unidos solicitaram nesta quarta-feira uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para analisar o recente lançamento de um míssil pela Coreia do Norte.

A informação foi dada pela missão japonesa nas Nações Unidas, que disse que a Coreia do Sul, país que não é membro do Conselho de Segurança, também respalda a realização da reunião, que poderia acontecer ainda nesta quarta-feira.

Os três países realizam encontros regularmente para discutir a segurança na região, habitualmente a portas fechadas, após cada teste com mísseis na Coreia do Norte.

Nesta quarta, os norte-coreanos lançaram com sucesso pela primeira vez um míssil a partir de um submarino, em nova demonstração de suas capacidades militares.

O projétil, lançado perto da costa ocidental do país, percorreu mais de 500 quilômetros e caiu no Mar do Japão (Mar do Leste) a uma distância igual do território japonês, de acordo com relatórios da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

O regime de Kim Jong-un tentou lançar um míssil a partir de um submarino em três ocasiões desde dezembro, mas este é o primeiro que é bem-sucedido.

A tensão tem sido uma constante na península coreana desde que a Coreia do Norte deu prosseguimento a seu quarto teste nuclear no começo do ano, além do lançamento de um satélite utilizando tecnologia de mísseis balísticos. Essas ações foram respondidas com as sanções mais duras até o momento do Conselho de Segurança da ONU. EFE

mvs/rop/rpr