Topo

Trump promete sistema para expulsar dos EUA pessoas com vistos vencidos

27/08/2016 19h16

Washington, 27 ago (EFE).- O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu neste sábado um sistema de vigilância de entradas e saídas do país para expulsar "rapidamente" quem estiver com o visto vencido.

"Desenvolverei um sistema de vigilância de entradas e saídas para garantir que os que fiquem mais tempo do que dura seu visto sejam retirados do país rapidamente", disse Trump hoje em um comício em Des Moines (Iowa).

O magnata também prometeu deportar todos os "imigrantes ilegais criminosos" na "primeira hora" de seu mandato, mas evitou detalhar o que fará com os que não têm histórico delitivo.

"Nesta tarefa, sempre estaremos do lado de proteger os americanos. Usaremos a lei de imigração para evitar crimes e não esperaremos até que um americano inocente seja ferido ou assassinado antes de passar à ação", declarou.

"Nós nos movimentaremos justamente, mas nos movimentaremos rápido e nos movimentaremos com dureza", acrescentou.

Além disso, Trump reafirmou sua promessa de construir um grande muro na fronteira com o México e garantiu que, se ganhar as eleições, impedirá que os imigrantes irregulares tenham acesso a benefícios sociais.

Com estas medidas, embora em um tom mais medido que o habitual e consultando o teleprompter , Trump quis deixar claro que sua mensagem migratória continua sendo dura em uma semana na qual se falou de uma suposta suavização neste tema para atrair o eleitor latino.

"Nos últimos dias, os veículos de comunicação, como de costume, não entenderam nada sobre imigração. Tudo de que os veículos de comunicação querem falar é sobre os 11 milhões ou mais de pessoas que estão aqui ilegalmente", afirmou.

"Mas minha prioridade é o bem-estar dos 300 milhões de americanos, incluindo os milhões de cidadãos latinos e residentes legais que querem uma fronteira segura, uma comunidade segura e livre de drogas e uma economia crescente", completou.

Trump deve fazer na semana que vem um discurso sobre sua política migratória, que já adiou em várias ocasiões, em um momento de confusão pelas mudanças bruscas que foi demonstrando em relação ao tema que mais lhe valeu críticas até o momento.