Topo

Cuba diz que voos dos EUA só alcançarão real potencial com fim do embargo

30/08/2016 12h11

Havana, 30 ago (EFE).- Cuba considera que o restabelecimento dos voos regulares dos Estados Unidos para o país só alcançará seu "real potencial" quando o governo americano suspender as restrições do embargo econômico sobre a ilha, afirmou nesta terça-feira a diretora para os Estados Unidos do Ministério das Relações Exteriores cubano, Josefina Vidal.

"Voos regulares dos EUA alcançarão real potencial apenas quando terminar a proibição de viagens a Cuba ainda vigente pelo bloqueio", escreveu nesta terça-feira no Twitter a funcionária, a cara mais visível do país caribenho nas negociações após o "degelo" nas relações bilaterais.

A comunicação aérea regular entre os dois países será restabelecida amanhã com a chegada à ilha do primeiro voo comercial dos EUA em mais de 50 anos.

A companhia aérea americana JetBlue será responsável por romper essa proibição, que está em vigor desde 1963, com o voo de Fort Lauderlade, na Flórida, a Santa Clara, no centro da ilha, que será recebido em solo cubano pelo secretário de Transporte dos EUA, Anthony Foxx.

Após a JetBlue, as próximas companhias que aterrissarão em Cuba serão a Silver, que também conectará Santa Clara com Fort Lauderdale a partir de 1º de setembro, e a American Airlines, que viajará no dia 7 de setembro a Camagüey e Holguín, no leste da ilha, e a Varadero a partir do dia 11.

O restabelecimento dos voos regulares foi um dos acordos mais importantes alcançados na nova etapa de normalização das relações entre EUA e Cuba, após o reatamento oficial dos vínculos bilaterais em julho de 2015.

Apesar dos avanços, as viagens a Cuba por motivos turísticos permanecem proibidas para os cidadãos americanos, mas as muitas medidas que o presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu para flexibilizar o embargo aumentaram exponencialmente as possibilidades de os americanos viajarem para a ilha.