Topo

Sobe para 21 número de desparecidos após passagem do tufão Lionrock no Japão

01/09/2016 02h40

Tóquio, 1 set (EFE).- As autoridades do Japão divulgaram nesta quinta-feira que subiu para 21 o número de desaparecidos no país pela passagem do tufão Lionrock no nordeste do país asiático, que deixou pelo menos 11 mortos e graves inundações pelas fortes chuvas.

A cidade de Iwaizumi, na Província de Iwate, foi uma das mais danificadas, onde nove idosos morreram presos na casa de repouso onde viviam, após um rio próximo transbordar e, ainda hoje, 18 moradores do local seguem desaparecidos, afirmou a agência japonesa "Kyodo".

Três outras pessoas estão desaparecidas na ilha setentrional de Hokkaido após serem arrastados pelas enchentes dos rios, entre elas, um jovem de 28 anos, cujo carro caiu no fluxo do rio.

As autoridades locais e o corpo de bombeiros retomaram hoje a busca pelos desaparecidos, enquanto o governo mantém em 11 o número de mortos por causa do fenômeno meteorológico que atravessou o nordeste do país entre segunda e terça-feira.

O primeiro-ministro Shinzo Abe convocou uma reunião de gabinete para a tarde de hoje com o objetivo de lidar com o desastre, que deixou cenas de devastação, lembrando o tsunami que arrasou esta região em março de 2011.

Além disso, a Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou hoje da formação de um novo tufão, Namtheun, perto do país.

O 12º tufão da temporada 2016 no Pacífico se encontra ao sul de Okinawa, e se desloca em direção ao nordeste com ventos de até 90 km/h.

A tempestade deve chegar ao sul da ilha de Kyushu entre o sábado e domingo, depois de atravessar a região sudoeste da ilha de Honshu, antes de continuar em direção a China.

Mantendo o curso, o Namtheun seria o quarto tufão a atingir o Japão em apenas duas semanas.