Topo

Furacão Hermine é o primeiro a atingir a Flórida desde 2005

Repórter é atingido por onda enquanto Hermine se aproxima da costa da Flórida - John Raoux/AP
Repórter é atingido por onda enquanto Hermine se aproxima da costa da Flórida Imagem: John Raoux/AP

Em Washington

02/09/2016 04h23

O olho do furacão Hermine tocou a terra nesta sexta-feira (2), na Flórida, ameaçando causar inundações, deslizamentos, ressacas e até tornados, segundo informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. De categoria 1, ele representa um "perigo mortal", segundo as autoridades.

Hermine tocou a terra na cidade de St. Marks, no norte da Flórida, minutos antes das 2h (hora local), com ventos máximos constantes de 130 km/h. É o primeiro furacão a atingir o Estado desde Wilma, em 2005.

De acordo com o NHC, nas próximas horas o Hermine seguirá seu percurso em direção ao nordeste, entrará mais tarde na Geórgia e à noite na Carolina do Sul, enquanto na manhã de sábado é esperado na Carolina do Norte. O furacão deve enfraquecer enquanto avança, até se transformar em tempestade tropical.

Flórida se prepara para chegada do primeiro furacão em 11 anos

Band News

Em seus últimos boletins, o NHC estendeu os alertas para grande parte da costa leste dos Estados Unidos, incluindo pontos como o Estado de Nova Jersey, vizinho de Nova York, além de Virgínia e Delaware.

O governador da Flórida, Rick Scott, disse na quinta-feira (1º) que o furacão Hermine representa um "perigo mortal" para os moradores do norte do Estado e que "chegou a hora" de se preparar para comprar água para três dias e outras prevenções. Os 11 anos sem furacões fizeram muitos cidadãos da Flórida perder o costume de viver em alerta por ameaças meteorológicas.