Topo

Coreia do Norte disparou três mísseis no Mar do Japão, diz Seul

Em Seul (Coreia do Sul)

05/09/2016 04h24

A Coreia do Norte disparou nesta segunda-feira (5) três mísseis balísticos ao Mar do Japão, segundo informações do Exército da Coreia do Sul.

Os projéteis, cujo tipo ainda não foi identificado, foi lançado por volta das 12h14 (hora local, 0h14 horário de Brasília) de Hwangju, e após atravessar boa parte do país (deve ter percorrido cerca de 200 quilômetros) foram parar no mar, segundo um comunicado do Estado-Maior Conjunto.

Foi primeiro lançamento de mísseis balísticos realizado pela Coreia do Norte após disparar com sucesso um míssil a partir de um submarino, no dia 24 de agosto, um teste que destacou os perigosos avanços que está colhendo em seu programa de armas.

Por enquanto, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul está analisando a ação de Pyongyang para conhecer mais detalhes e determinar o tipo exato de mísseis, declarou à Agência Efe um de seus porta-vozes.

Enquanto isso, os militares sul-coreanos estão em alerta sobre os movimentos do Exército do país vizinho e reforçaram sua postura de defesa contra a possibilidade de novas "provocações", afirmou o porta-voz do Ministério.

O novo teste de mísseis da Coreia do Norte acontece em um momento de tensão na região, depois que o Conselho de Segurança da ONU impôs, no mês de março, fortes sanções comerciais ao país comunista pelas testes nuclear e de mísseis de longo alcance realizadas no começo do ano.

Desde então, são constantes os lançamentos por parte de Pyongyang de mísseis de diversos calibres.

O teste realizado no dia 24 de agosto gerou um forte alarme, já que foi a primeira vez que a Coreia do Norte conseguiu disparar com sucesso um míssil a partir de um submarino.

O lançamento de hoje também coincide com a visita à China da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, por ocasião da cúpula do G20, em Hangzhou.