Topo

Campanha de Trump admite que Obama nasceu nos EUA após silêncio do candidato

16/09/2016 02h25

Washington, 15 set (EFE).- A campanha do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, que o magnata sabe que o presidente Barack Obama realmente nasceu nos EUA, depois que o próprio Trump se negou a reconhecer em uma entrevista ao jornal "The Washington Post".

Em 2011, semanas antes de Obama publicar sua certidão de nascimento do Havaí, Trump abraçou com força uma teoria da conspiração que defendia que o atual mandatário americano tinha nascido em outro país, presumivelmente no Quênia.

Em uma entrevista ao "The Washington Post" divulgada nesta quinta, o magnata nova-iorquino não quis reconhecer que Obama nasceu em solo americano e afirmou que falaria dessa questão "no momento oportuno".

Sua oponente, a democrata Hillary Clinton, não desperdiçou a ocasião para alfinetá-lo: "Foi lhe perguntado mais de uma vez: Onde nasceu o presidente Obama? E não disse Havaí. Não disse Estados Unidos".

Poucos minutos depois, o porta-voz da campanha de Trump, Jason Miller, disse que o magnata "acredita que o presidente Obama nasceu nos Estados Unidos".

Miller atribuiu a Trump o mérito para que Obama divulgasse sua certidão de nascimento em 2011 e, além disso, culpou a equipe de Hillary de ser a primeira a levar questão à tona em 2008, quando os dois se enfrentavam nas primárias democratas.

"Trump poderia fechar este desagradável incidente, conseguindo que o presidente Obama mostrasse sua certidão de nascimento", apontou a campanha, embora o magnata tenha continuado questionando que o presidente realmente seja americano, mantendo viva a polêmica.

No dia 30 de abril de 2011, durante o tradicional jantar anual com os correspondentes da Casa Branca, o presidente projetou em uma tela uma foto de sua certidão de nascimento no Havaí e pediu para o empresário "voltar a se concentrar nos assuntos que realmente importam, como podemos inventar a chegada (do homem) à Lua?".

O candidato republicano à vice-presidência, Mike Pence, e o ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, também afirmaram que o magnata sabe que o presidente nasceu no Havaí há 55 anos.