Topo

Mesquita e centro de convenções são alvos de bombas na Alemanha

Policial trabalha no local onde uma bomba explodiu, na entrada  de uma mesquita em Dresden - Jens Meyer/ AP
Policial trabalha no local onde uma bomba explodiu, na entrada de uma mesquita em Dresden Imagem: Jens Meyer/ AP

Em Berlim

27/09/2016 07h25

A polícia da Alemanha informou nesta terça-feira (27) sobre uma explosão ontem à noite de dois artefatos colocados perante uma mesquita e um centro de convenções em Dresden (leste do país), mas não houve feridos e classificou os incidentes como ataques xenofóbicos.

O ministro do Interior, Thomas de Maizière, condenou duramente os ataques e afirmou que são "ainda mais ultrajante" por ter ocorrido um dia antes do ato festivo por ocasião dos dez anos da Conferência Alemã sobre o Islã, fórum de debate entre as associações islâmicas presentes no país e o Estado, os estados federados e os municípios.

Como parte deste evento festivo, realizado em Berlim, o ministro declarou compreender que muitos muçulmanos na Alemanha não tenham vontade de se desculpar por cada atentado terrorista perpetrado em nome do islã, mas ressaltou que espera mais das associações islâmicas presentes no país.

"Olhando para o futuro, parece aconselhável voltar a manter de maneira mais intensiva e aberta o debate em torno da segurança", afirmou.

O chefe da polícia, Horst Kretzschmar, informou através de um comunicado que "os dois atentados aconteceram ao mesmo tempo".

"Os dois atentados ocorreram simultaneamente. Embora, por enquanto, ninguém tenha assumido a autoria, devemos partir de uma motivação xenófoba", manifestou.

As forças de segurança relacionam estes ataques com a realização neste fim de semana em Dresden, capital do estado da Saxônia, das festividades organizadas por causa do Dia da Unidade, que será realizado no dia 3 de outubro.

Kretzschmar diz que a polícia está em alerta e vai revisar o dispositivo de segurança projetado, avaliará de novo os possíveis riscos e se for necessário, aumentará a vigilância.

No local da explosão na mesquita, os investigadores encontraram destroços de uma bomba de fabricação caseira.

Quando aconteceu a detonação se encontravam dentro da mesquita o imã com sua mulher e seus dois filhos e ninguém ficou ferido, mas a explosão empurrou a porta para dentro.

Já a outra explosão aconteceu no Centro Internacional de Congressos de Dresden.

Os agentes evacuaram o bar de um hotel adjacente enquanto recolhiam provas e acharam também no lugar partes de um explosivo de fabricação caseira.

Depois de duas explosões, a direção da polícia de Dresden decidiu, em coordenação com o consulado da Turquia, proteger os estabelecimentos muçulmanos da cidade, de modo que com o que tanto as duas mesquitas da cidade como o Centro Islâmico ficaram sob vigilância das forças de segurança.