Topo

Integrantes das Farc que ignorarem acordo de paz serão combatidos com firmeza

28/09/2016 22h25

Bogotá, 28 set (EFE).- Os integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que não aderirem ao acordo de paz serão combatidos com firmeza pelo Estado, garantiu nesta quarta-feira o Alto Comissariado para a Paz, Sergio Jaramillo, que lhes advertiu que não devem alistar-se em outros grupos armados ilegais.

Jaramillo visitou hoje a cidade de Vistahermosa, no departamento de Meta, para explicar o acordo assinado na segunda-feira em Cartagena pelo governo e o grupo rebelde aos moradores dessa região, de forte presença das Farc, que têm em milicianos uma importante base de apoio.

"O acordo abriu uma porta para que vocês possam ter segurança jurídica e apoios para reintegrar-se à vida civil. Não pensem agora que podem baixar a cabeça, ficar como submarinos e ir trabalhar com outros", destacou Jaramillo.

"O miliciano que não aderir ao processo de paz sentirá o peso da lei Não se equivoquem", acrescentou.

Vistahermosa foi um dos cinco municípios da zona desmilitarizada de 42.000 quilômetros na qual o governo e as Farc tentaram negociar sem sucesso um acordo de paz durante a presidência de Andrés Pastrana (1998-2002).

Por ser uma região onde tradicionalmente operaram as Farc será também palco de uma das 20 Zonas de Vereda Transitórias de Normalização (ZVTN) onde se reunirão os guerrilheiros como passo prévio para entregar as armas e se desmobilizar.

Jaramillo disse ainda à comunidade que "este é um processo para terminar o conflito e construir uma paz estável e duradoura, não simplesmente para que as Farc entreguem suas armas".

Além disso, assegurou que o Estado fará grandes investimentos no campo "especialmente nas zonas mais afetadas pelo conflito, como Vistahermosa".