Topo

Vulcão entra em erupção na Indonésia e obriga evacuação de cerca de 400 turistas

Vulcão Rinjani entra em erupção em Lombok, Indonésia - Santanu Bendesa/ Antara  Foto via Reuters
Vulcão Rinjani entra em erupção em Lombok, Indonésia Imagem: Santanu Bendesa/ Antara Foto via Reuters

Em Bancoc

28/09/2016 07h33

As equipes de resgate da Indonésia se mobilizaram nesta quarta-feira (28) para evacuar cerca de 400 turistas da encosta do vulcão Rinjani, um popular destino de caminhadas situado na ilha de Lombok, que entrou em erupção na terça-feira (27).

O porta-voz da agência nacional de Prevenção de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que os registros do parque nacional indicam que 333 turistas são estrangeiros, enquanto outros 56 são indonésios.

O monte Barujari, que faz parte da caldeira vulcânica do Rinjani, lançou uma coluna de fumaça de 2 mil metros ao entrar em erupção ontem à tarde, o que levou às autoridades a isolar e evacuar a zona em um raio de 3 quilômetros ao redor da cratera.

O Rinjani, o segundo vulcão mais alto da Indonésia com 3.726 metros de altura, atrai todos os ano milhares de turistas que realizam a excursão de três dias até o topo do monte, que possui um lago em sua caldeira.

As autoridades indonésias emitiram em outubro do ano passado o estado de alerta após o vulcão entrar em erupção e obrigou a evacuação de mais de mil pessoas entre turistas e residentes.

Durante o último ano, o Rinjani entrou várias vezes em erupção e emitiu colunas de fumaça e cinzas que obrigaram a fechar o aeroporto de Lombok e a suspender vários voos no aeroporto da vizinha ilha de Bali.

Esta última erupção causou ontem atrasos de várias horas em voos entre Austrália e Bali das companhias Virgin, Jetstar e Tigerair. Hoje, os voos voltaram a ser retomados, segundo comunicados das companhias aéreas.