Topo

Aliyev classifica de "histórica" visita do papa ao Azerbaijão

02/10/2016 11h07

Baku, 2 out (EFE).- O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, recebeu neste domingo a papa Francisco no Palácio Presidencial de Baku e qualificou de "histórica" a visita do pontífice ao país caucásio de maioria de população muçulmana.

"Sua visita é histórica. Agradeço que tenha aceitado meu convite e tenha visitado o Azerbaijão. Sua visita tem um grande significado para as relações azerbaijanas-vaticanas, entre outras coisas para o diálogo entre civilizações", disse Aliyev na reunião com o papa.

O presidente acrescentou que fiéis de "todas as religiões vivem no Azerbaijão em um clima de amizade, como uma mesma família".

Antes de ser recebido por Aliyev, o pontífice -que aterrissou nesta manhã na capital azerbaijana procedente da vizinha Geórgia- oficiou a missa dominical na igreja da Imaculada em Baku perante a comunidade salesiana, a única que representa os cerca 500 católicos que vivem neste país muçulmano.

As relações dos católicos com as autoridades religiosas e políticas azerbaijanas são boas e viveram um novo impulso com a visita de João Paulo II em 2002.

O então presidente Heydar Aliyev, pai do atual líder do país, presenteou o então papa com um terreno para a construção desta nova igreja da Imaculada.