Topo

Ex-premiê português agradece designação para secretário-geral da ONU

06/10/2016 14h35

Lisboa, 6 out (EFE).- O ex-primeiro-ministro de Portugal António Guterres, que nesta quinta-feira foi designado como o futuro secretário-geral da ONU pelo Conselho de Segurança, disse que seus sentimentos se resumem a duas palavras: "humildade e gratidão".

"Humildade diante dos grandes desafios" que enfrenta o mundo e "humildade para poder servir aos mais vulneráveis", disse o político português em sua primeira declaração após saber que foi designado pelo Conselho de Segurança da ONU para suceder Ban Ki-moon.

"E gratidão pela confiança" depositada em seu projeto, ressaltou Guterres, antes de acrescentar que espera que a "unidade e o consenso" de sua escolha represente "uma capacidade crescente" do Conselho de Segurança para tomar decisões "a tempo" e responder aos grandes desafios do mundo atual.

"Estou neste momento recomendado, mas não sou secretário-geral" ainda, disse o português, que acrescentou que quer "prestar uma homenagem" a Ban Ki-moon e "apelar a todos os Estados-membros" para que o apoiem até o fim de seu mandato.

Foi um pronunciamento, sem direito a perguntas, realizado na sede do Ministério das Relações Exteriores em Lisboa, no Palácio das Necessidades, que Guterres fez em português, inglês, francês e espanhol.

O ex-premiê português fez esse pronunciamento depois que o Conselho de Segurança da ONU decidiu, por aclamação, recomendá-lo formalmente para assumir a Secretaria-Geral da ONU a partir de janeiro.

Essa recomendação passa agora para a Assembleia Geral, que deve ratificar a designação quando se reunir para analisar o caso.

O anúncio foi feito pelo embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, cujo país preside este mês o Conselho de Segurança.

A designação de Guterres ocorreu após um "processo justo", segundo o diplomata russo, que acrescentou que o português "era o melhor candidato disponível".