Topo

Forças francesas matam 3 supostos jihadistas no norte do Mali

10/10/2016 06h33

Bamaco, 10 out (EFE).- Soldados franceses da missão Barkhane, posicionada no norte do Mali e vários países do Sahel, mataram três tuaregues malineses considerados próximos aos grupos jihadistas, informaram à Agência Efe fontes da Polícia local.

As fontes, que qualificaram de "operação cirúrgica" a intervenção militar francesa realizada ontem, acrescentaram que os soldados franceses destruíram vários veículos dos supostos jihadistas e apreenderam as armas em seu poder.

A operação contra os independentistas tuaregues mais vinculados ao jihadismo, em particular a Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), não foi confirmada ainda por fontes oficiais francesas.

Há uma semana, o presidente francês, François Hollande, reafirmou a seu colega malinês, Ibrahim Boubacar Keita, seu compromisso com o Mali e prometeu mais apoio militar da França neste país do Sahel, como a realização de patrulhas mistas com o Exército malinês e outros movimentos comprometidos com o processo de paz.

A França tem 3.500 militares na região do Sahel (Burkina Fasso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger) dentro da operação Barkhane contra os grupos jihadistas que lá operam.

A intervenção de ontem coincidiu com a chegada ao Mali da chanceler alemã, Angela Merkel, que visitou as forças alemãs (650 homens no total) enviadas na missão da ONU no norte do país (Minusma).