Topo

Negociador de paz da oposição morre baleado em Moçambique

10/10/2016 06h03

Maputo, 10 out (EFE).- Um negociador do principal partido da oposição, o Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), no processo de paz com o governo de Moçambique morreu baleado no sábado em Maputo, informaram hoje veículos de imprensa locais, citando fontes da Polícia.

Jeremias Pondeca era membro do Conselho de Estado, eleito pelo parlamento em representação do partido Renamo, e membro da Comissão Mista para o Diálogo pela Paz em Moçambique.

A vítima, de 55 anos, saiu de sua casa no sábado de manhã para praticar esporte em uma região de praia da capital e não retornou, de acordo com fontes próximas à família, citadas pela imprensa local.

Alertada por seu atraso, a família entrou em contato com colegas de Pondeca e iniciou uma busca pela capital moçambicana que culminou com a descoberta de seu corpo no final do dia no Hospital Central de Maputo.

Aparentemente, Pondeca tinha ido fazer exercícios sem nenhuma identificação quando foi assassinado por desconhecidos.

"Após os testes preliminares, se determinou que a vítima tinha morrido baleado por quatro desconhecidos, que segundo testemunhas viajavam em um automóvel da marca Toyota Verso", disse o porta-voz da Polícia , Orlando Modumane, em declarações publicadas pelos meios de comunicação.

Os ocupantes desceram do carro, se dirigiram à vítima e atiraram contra ela a curta distância com um fuzil AK-47 antes de fugir, acrescentou.

Pondeda era membro da comissão que prepara a reunião entre o presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que continuam postergando o início do pacto assinado por ambas as partes em setembro de 2014 para pôr fim ao conflito no país.

A Renamo não reconhece os resultados das eleições gerais de 2014, que deu uma nova vitória ao partido governante, o Frelimo.