Topo

Graças ao voto feminino, Hillary consolida vantagem sobre Trump em pesquisas

O candidato republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton participam de segundo debate presidencial nos EUA - Rick Wilking/Reuters - 9.out.2016
O candidato republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton participam de segundo debate presidencial nos EUA Imagem: Rick Wilking/Reuters - 9.out.2016

Em Nova York (EUA)

16/10/2016 14h10Atualizada em 16/10/2016 14h52

A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, está consolidando sua vantagem sobre o rival republicano, Donald Trump, graças ao apoio das mulheres, segundo várias pesquisas divulgadas neste domingo (16).

As pesquisas mostram que Trump está sendo muito afetado pelo vídeo gravado em 2005 e divulgado nos últimos dias, no qual faz vários comentários constrangedores sobre as mulheres, e também pela série de denúncias de abuso sexual que sofreu ao longo da semana.

Segundo uma pesquisa conjunta realizada pelo "Wall Street Journal" e a emissora NBC, Hillary tem atualmente 11 pontos percentuais de vantagem para o adversário (48% a 37%) entre os eleitores prováveis, uma grande alta em relação aos seis pontos percentuais de distância que a democrata tinha em setembro.

EUA: segundo debate é recheado de ataques entre Trump e Hillary

Band Notí­cias

A mudança, segundo o jornal nova-iorquino, tem relação principalmente com o crescente apoio de mulheres, indecisos e independentes a Hillary nas últimas semanas.

A pesquisa, elaborada entre os dias 10 e 13 de outubro, ocorreu após o segundo debate presidencial, mas antes das várias denúncias de assédio sexual contra o candidato republicano nesta semana.

Entre os entrevistados, 67% acreditam que Hillary seria melhor como presidente na hora de ligar com assuntos que afetam a mulher. Neste cenário, apenas 17% mostraram preferência por Trump.

Em outra pesquisa divulgada hoje pela emissora CBS, Hillary tem uma vantagem de seis pontos nos Estados em que a disputa está acirrada entre democratas e republicanos, graças, sobretudo, ao aumento do apoio por parte das mulheres.

A vantagem da ex-primeira-dama nesses Estados é agora de 15 pontos percentuais, contra os cinco pontos registrados há um mês, de acordo com a pesquisa, que mostra que Trump perdeu respaldo entre as eleitoras do Partido Republicano.